top of page
Buscar
  • Foto do escritorAssociação de Amigos do Autista de Ribeirão Preto

Associação de Amigos do Autista realiza projeto de Halloween

Atendidos da Associação de Amigos do Autista de Ribeirão Preto, localizada em Ribeirão Preto, protagonizaram no mês de outubro uma festa de Halloween com direito à animação, desfile de fantasias, inclusão social e apresentações culturais. O objetivo da atividade foi realizar uma maior integração e interação dos usuários e estimular o aprendizado de diferentes culturas e idiomas.



O Halloween é comemorado no dia 31 de outubro e é visto mundialmente como um feriado característico dos Estados Unidos. Contudo, atualmente o Dia das Bruxas vem sendo representado em diversos outros países, inclusive, no Brasil.

Em relação à etimologia do “Halloween”, a palavra deriva da expressão “All Hallows’ Eve”, uma expressão de origem escocesa. Até o século XVI, o termo designava a véspera do Dia de Todos os Santos, celebrado em 1º de novembro. A celebração do Dia das Bruxas tem duas origens que, no transcurso da história, foram se misturando: a origem pagã e a origem cristã. Historiadores apontam a origem do Halloween para um festival do calendário celta da Irlanda, o festival de Samhain, que significa “fim do verão”. O Samhain tinha a duração de três dias, iniciando em 31 de outubro, e era uma homenagem ao “Rei dos mortos”. Estudos mais recentes apontam que o festival celebrava a abundância de comida após a época de colheita e tinha a fogueira como parte da sua simbologia. Por volta do século VIII, o Papa Gregório III modificou a data de celebração do Dia de Todos os Santos de 13 de maio para o dia 1º de novembro, coincidindo com o Samhain. Com a intenção de “cristianizar” o festival celta, a celebração do Dia de Todos os Santos se tornou obrigatória. Com isso, a celebração cristã dos santos e o Samhain se misturam. A celebração do Halloween chega ao continente americano durante o período da “Grande Fome” na Irlanda. Nessa época, muitas pessoas tiveram que emigrar para os Estados Unidos e, junto a elas, levaram sua história e suas tradições. Reza a lenda que, no Dia das Bruxas, 31 de outubro, o elo entre o mundo dos vivos e dos mortos se enfraquece, possibilitando a abertura de um portal para que os espíritos invadam os corpos e ganhem vida. Para confundir as almas ruins, as pessoas utilizavam fantasias assustadoras, o que deu origem ao costume de se fantasiar.

Comentarios


bottom of page