top of page

Equipe multidisciplinar

O TEA manifesta-se e desenvolve-se de formas diferentes em cada caso. Há características comuns ao quadro geral, mas também únicas de acordo com cada pessoa. Por isso, as intervenções devem ser analisadas individualmente. Dessa forma, um time multidisciplinar naturalmente possui competências e mais condições de indicar diferentes opções de abordagens, adequadas ao paciente, seus familiares e à realidade em que vivem. Na Associação de Amigos do Autista de Ribeirão Preto essa equipe é dividida em três linhas de frente: educação, saúde e assistência social. A equipe multidisciplinar trabalha com o objetivo de alcançar a melhora progressiva da qualidade de vida do paciente, definindo as condutas em conjunto e envolvendo a família do autista frequentemente.

Sem nome (1840 × 924 px) (1940 × 924 px).jpg

EDUCAÇÃO

Amplamente amparada pela Constituição da República de 1988, a educação constitui-se em direito individual fundamental no Estado brasileiro. Irradiando-se pelos sistemas educacionais sob a luz da igualdade e da equidade, o direito à educação envolve ações voltadas à garantia do acesso e da permanência aos estudantes na escola. Nesse mesmo sentido, apresenta-se o conjunto legal atualmente vigente, assegurando ao discente com deficiência sua participação na sociedade e o exercício de sua cidadania, em condições igualitárias e equânimes.  Na seara educacional, as ações devem primar pela inclusão de todas e todos estudantes, seguindo em harmonia com as diretrizes da Lei Federal nº 12.764, de 27 de dezembro de 2012, que instituiu a Política Nacional de Proteção dos Direitos da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista; e em consonância à Lei Federal nº 13.146, de 6 de julho de 2015, que estabelece a Lei Brasileira de Inclusão, Estatuto da Pessoa com Deficiência. 

SAÚDE

O setor da Saúde atende às crianças, jovens e adultos, com diagnóstico do Transtorno do Espectro Autista, proporcionando condições para o desenvolvimento neuropsicomotor, de acordo com as potencialidades de cada indivíduo, visando a prevenção, habilitação e reabilitação clínica.Contamos com uma equipe composta de profissionais altamente qualificados, responsáveis em avaliar a necessidade dos atendidos, realizar o estudo de caso individualizado e sugerir um plano terapêutico eficaz. Fazem parte da Equipe de Saúde: Coordenador da Saúde, Enfermeiro, Fisioterapeutas, Fonoaudiólogos, Psiquiatras, Psicólogos, Terapeuta Ocupacional, Profissionais de apoio especializados, Equipe de Apoio Administrativo e Operacional.

SERVIÇO SOCIAL

As assistentes sociais têm como suas atribuições: esclarecer a forma de acesso à instituição, identificar e trabalhar aspectos sociais de cada uma das situações, de modo que estimule a participação da família/responsável no processo de acesso e garantia dos direitos.Os objetivos do setor são: estimular o exercício da cidadania dos usuários e familiares, favorecendo a autonomia e emancipação das pessoas; intervir em situações que favoreçam a proteção, redução de riscos e vulnerabilidades sociais; participar do processo de humanização, colaborando com a construção e realização de ações que beneficiam cada uma das pessoas atendidas na instituição, além de desenvolver atividades que divulgam e ampliam informações para a sociedade.

bottom of page